RESPEITÁVEL PÚBLICO

Esse blog é para o divertimento, humor, entretenimento, curiosidades, variedades, informações e principalmente servir da melhor forma seu público. Se você procura tirinhas meme, putaria, apelação, violência gratuita, humor barato...aqui não é o seu lugar. Não leve a sério o que é postado aqui e muito menos o autor, porque nem eu faço isso. Gostou de algo, quer publicar no seu blog, site,etc, cite a fonte e faça o LINK. O BLOGTHEBRICIO APOIA A CAMPANHA USURA NÃO.

This blog is for fun, humor, entertainment, trivia, varieties, information and especially best serve your audience. If you like meme comics, xxx things, gratuitous violence, cheap humor... here is not your place. Do not take seriously what is posted here, much less the author, cause I do it. Like anything, you want to publish to your blog, website, etc., mention the source and make the LINK. BLOGTHEBRICIO SUPPORTS ‘NOT TO USURY’ CAMPAIGN.

WONKA VERUS WONKA, WHO'S GONNA WIN?
(Need a translate? Ask on comments please)

TRAILERS



TÍTULOS

Vamos aos títulos originais: Willy Wonka And The Chocolate Factory (1971) e Charlie and the Chocolate Factory (2005). Eu particularmente inverteria os títulos, porque na versão de 1971 a história de Willy Wonka, não é demonstrada. Já na versão de 2005, sim. Embora a história do personagem Charlie seja contada nas duas versões, a história de Willy Wonka vem com mais detalhes em 2005, como sua infância, seu pai que não o deixava comer doces, seu aparelho ortodôntico, isso tudo através de flashbacks durante o filme. Já que a história do Charlie está presente nas duas versões e a de Willy apenas na de 2005 onde justamente aparece o nome de Charlie o placar fica em:


AS CRIANÇAS

Em ambas versões as 5 crianças são igualmente irritantes! AS CINCO SIM! Eu falo isso porque por mais que o Charlie seja bonzinho e tenha um coração puro, as vezes dá vontade de dar um chacoalhão e dizer “Para de ser idiota muleque!!!” Porém as crianças de 1971 são melhores interpretadas. Os atores daquela época parecem mais completos, pois atuam, cantam e dançam muito bem, o que filmes daquela época demandavam. Nesse quesito:


OS VOVÔS

O Vovô Joe: Jack Albertson (1971) e David Kelly (2005); é um grande personagem, o 3° numa escala de importância na trama e é ele quem dá o dinheiro para Charlie comprar o chocolate premiado. Ele trabalhava para Willy Wonka e ficou desempregado quando Willy mandou todos embora. Na minha opinião o vovô de 1971 é mais convincente e me dá menos medo que ele morra no meio do filme, que é o caso do personagem de 2005, uma vez que o ator é bem mais velhinho e já na cena onde se levanta da cama para comemorar o ticket dourado de Charlie já passa a impressão: “ah, esse ‘véio’  não vai aguentar até o fim do filme não.”:


VISUAL GERAL

Não dá pra ficar comparando, fotografia, figurino, efeitos especiais, cenário, enfim todas essas coisas, senão você ficará lendo esse post o dia todo e eu nem ‘manjo disso aí tudo’. Então analisarei de uma forma geral. Visualmente o filme de 2005 é muito superior ao de 1971 porém a primeira versão do filme trouxe muitas inovações para época, pode-se dizer que foi um Matrix dos anos 70 numa escala bem menor claro. O esforço manual para que o filme acontecesse em 71 foi maior. Embora na versão de 2005, 75% do filme seja em Chroma Key, isso não tira os méritos de quem trabalhou na realização do mesmo. Comparando-se os dois de uma forma superficial e pessoal, me agrada mais o primeiro, devido às cores carregadas, talvez o bucolismo de Tim Burtom não se fez tão presente nesse filme. Portanto:


OOMPA LOOMPA

Bom, os de 1971 são infinitamente superiores. Primeiro porque são vários atores e não me entra na cabeça uma raça, tribo, ou o que quer que seja onde todos são iguaizinhos. Em 2005 os Oompa Loompas são, todos eles réplicas do ator Deep Roy, ainda que ‘único responsável’ pela parte musical do filme, o ator é um anão que não é bem um anão, deu pra entender? E pra finalizar, já que escolheram um ator pseudo-anão, não haveria necessidade de diminuí-lo com efeito especial:


HISTÓRIA (FINAL)

Salvo algumas pequenas alterações feitas por John August, roteirista em 2005, basicamente a história é a mesma. Um excêntrico dono de uma fábrica de chocolates após alguns anos recluso dentro dela própria, lança uma promoção onde 5 bilhetes dourados são colocados em suas barras de chocolate e espalhadas pelo mundo (curiosamente apenas UM garoto fora dos E.U.A. é premiado). O possuidor do bilhete tem a honra de conhecer a fábrica que é mais estranha que o próprio dono Willy.
Bom, até aí nenhuma novidade. Porém o final da versão de 1971, não me agradou nenhum pouco, pois mostra um Willy Wonka agressivo que grita com Charlie para testá-lo antes de dizer que ele será o herdeiro daquilo tudo. No final de 2005, além da herança maravilhosa que Charlie receberá, o menino ainda ajuda Willy a retomar seu relacionamento com o pai, o que eu achei que deu um algo a mais a história e reforçando ainda a ideia de união familiar:


E FINALMENTE WILLY WONKA

Realmente atuações brilhantes e incomparáveis. Existe a febre na internet do Willy Wonka Irônico, que é a versão de 1971 com o ator Gene Wilder, e tudo mais. Por outro lado o ator de 2005 é ninguém menos que Johnny Depp, que na minha opinião está entre os 5 melhores atores da atualidade. A decisão é difícil, porém eu ficarei com Gene Wilder porque eu estou partindo da comparação das outras atuações desses atores. O Willy de Gene inova sua carreira até então marcada por filmes de faroeste e posteriormente comédia. Já o Willy de Johnny me remete muito ao Chapeleiro Maluco (Alice no País da Maravilhas) e por uma questão pessoal, eu não consigo desvincular a imagem do ator com a do personagem Jack Sparrow da franchising Piratas do Caribe e também o Willy de Johnny me pareceu um pouco infantilizado. Reforço aqui que ambas atuações são ótimas e cada uma contemporânea aos modos de produção cinematográfica vigente. Finalizando:


E o sabor da vitória !!!


@BRICIOLOUREIRO

*Lembrando que o autor não é nenhum expert no assunto e as análises são muito mais pessoais do que técnicas. Mesmo assim aproveitem!